Em sua longa passagem pelo Fluminense, Ricardo Berna participou de várias conquistas. A mais marcante delas, certamente, foi a do Brasileiro de 2010. Afinal, foi titular na reta final da campanha. O ex-goleiro analisou o peso que o tri na principal competição nacional teve para a história do clube.
— O clube passou por muitas mudanças. De 2005 para 2006 mudamos muito. Em 2007 não mudamos tanto e fomos vitoriosos. Em 2008 mantivemos a base e batemos na trave na Libertadores. Em 2010, nós conseguimos aquele título, após um ano tão complicado em 2009. E isso aconteceu porque mantivemos a base. Foi muito importante, porque encerrou de vez o fantasma do rebaixamento, que a gente chegou a correr em alguns anos. Foi o ano de colher frutos de um trabalho. Foi um título de grande representatividade para a história do clube – disse completando:
— Foi um título de afirmação. Nós já tínhamos vencido a Copa do Brasil em 2007, que foi um momento de resgatar as conquistas. Esse resgate começou em 2005, que eu tive a oportunidade de acompanhar todas essas campanhas, claro que passamos por períodos de instabilidade, principalmente em 2006 e 2009.
A conquista do Brasileirão de 2010 completará dez anos neste sábado.