Auxiliar técnico fixo do Grêmio desde o começo de 2011, Roger pediu demissão do clube nesta quinta-feira. O objetivo do ex-lateral do time tricolor é lançar-se na carreira de treinador. O pedido já era esperado pela direção gremista. O auxiliar de Enderson Moreira em 2014 será Luís Fernando Flores, que trabalhou com o técnico no Goiás e, curiosamente, é ex-jogador do Internacional.
Em 2011, Roger treinou o Grêmio como interino pela primeira vez no Gre-Nal disputado em Rivera, pelo Estadual. No ano seguinte, assumiu o comando por um jogo após a queda de Caio Júnior e antes da chegada de Vanderlei Luxemburgo, novamente contra o Inter, desta vez no Beira-Rio. Em ambos os casos, a equipe tricolor venceu o rival por 2 a 1. Ele também foi técnico em alguns jogos do Gauchão 2013, no qual o Grêmio escalou seu time B.
Roger ainda não recebeu propostas oficiais para ser treinador. O Náutico chegou a sondá-lo antes de oficializar a contratação de Lisca, técnico que subiu o Juventude da Série D para a C em 2013. Formado em Educação Física, o ex-jogador multicampeão pelo Grêmio entre 1994 e 2003 tem 38 anos de idade.