Jogador que teve passagem pelo Fluminense entre 2008 e 2009, Edcarlos deu suas dicas ao time para a disputa do Mundial de Clubes, competição a qual venceu com o São Paulo em 2005. Na época, venceram o Liverpool (ING) na decisão por 1 a 0 após passarem pelo Al-Ittihad (ARA), que pode até ser o adversário tricolor na semifinal (se vencerem o Al-Ahly (EGI)), por 3 a 2 num jogo duro. Até por isso, o ex-zagueiro avisa que o Flu, pelo menos por enquanto, não tem de ficar pensando no Manchester City.
— O conselho que eu daria hoje para o Fluminense, que tem totais condições de ir (ao Mundial) e voltar com o título, é esquecer um pouco o Manchester City e focar no primeiro jogo. Muitas vezes saímos daqui do Brasil muito preocupados com a final e tropeça já no primeiro jogo. Primeiro é o pezinho no chão. Com a gente aconteceu isso. Fomos para lá e pegamos o Al-Ittihad, e foi um jogo muito difícil, muito complicado. Deram um susto na gente, mas serviu de alerta para a final – disse ao ge, complementando:
— Não tem mais bobo. São grandes centros do poder financeiro, tem contratado atletas de grande nível e isso vai qualificando mais o futebol local. Por isso é ir com o pezinho no chão e focar em vencer o primeiro jogo.
Em sua passagem pelo Fluminense, Edcarlos fez 45 jogos, marcou um gol e deu uma assistência.