Alvo de críticas no início do Campeonato Carioca, a parte física do Fluminense foi defendida pelo técnico Fernando Diniz após a vitória de 3 a 0 sobre a Portuguesa, sábado, pela nona rodada da Taça Guanabara. O condicionamento, segundo o treinador, nunca esteve ruim. Ele lembra ainda de ter utilizado o começo da competição para dar rodagem a todo o elenco e não considera justo escolher apenas um fator como justificativa para eventuais insucessos.
— A parte física do Fluminense está cada vez melhor, ela sempre esteve bem. A equipe agora está entrando nos trilhos das partes física, tática e técnica. Nos primeiros jogos demos rodagem para todo mundo. Escolher só uma variável pode injustiçar um profissional que está dando o seu melhor. O time fez uma partida coerente, já se aproximando dos melhores jogos do ano passado, ainda considerando uma equipe que estava muito bem no jogo e o calor, que estava muito forte. Para jogar hoje, eles fizeram uma adaptação e colocaram mais jogadores de marcação, para travar mesmo o jogo. As equipes estudam a gente, e a gente conseguiu, principalmente no segundo tempo, fizemos jogo interessante na parte ofensiva sem se expor a contra-ataques – disse.
Com 19 pontos, o Fluminense está em segundo lugar na Taça Guanabara, atrás do Flamengo, que tem 23. No próximo sábado, o Tricolor encara o Bangu, no Mané Garrincha, pela décima rodada da Taça GB.