A Datafolha, em pesquisa feita nos dias 29 e 30 de janeiro deste ano, detectou que 41% dos brasileiros não têm interesse por futebol. O índice cresceu dez pontos percentuais em relação ao último levantamento sobre o tema, feito oito anos atrás.
Fora isso, ainda caiu de 32% para 26% o percentual de pessoas que afirmam ter grande interesse pelo esporte mais popular do país. O pequeno interesse também registrou queda de 16% para 9%. O interesse médio ficou praticamente na mesma (dentro da margem de erro de dois pontos na pesquisa – de 23% para 23%).
Das mulheres entrevistadas, 56% não ligam para futebol. Já os homens ficaram em 24% neste índice. Pessoas com menor poder aquisitivo, as mais numerosas do Brasil, mostraram ter menos interesse pelo esporte. Os mais pobres, cujas rendas ficam na casa de dois salários mínimos, ou de dois a cinco, apresentaram as maiores taxas de desinteresse, em 45% e 37%, respectivamente.
Sobre ir aos estádios com certa regularidade, apenas 20% assinalaram positivamente. Os homens com maior poder aquisitivo são a maioria neste grupo. Das mulheres, só 4% jogam futebol regularmente. Entre o público masculino o percentual é de 38.
Foram entrevistadas pelo Datafolha 2.826 pessoas em 174 municípios.