A CBF decidiu alterar a fórmula do Brasileiro sub-20 masculino. Depois de quase um mês de atraso do início da competição – a primeira rodada estava prevista para 24 de abril e já estaríamos na quarta rodada do torneio -, a nova diretoria do presidente Ednaldo Rodrigues criou duas chaves e tem nova previsão de início: 29 de maio.
Com a justificativa de revisão de custos anteriormente orçados, de período de realização, de sistema de disputa e até de critério de participação, a CBF adiou o início de quatro competições previstas nos calendários de base e do futebol feminino. Como informaram nesta quinta-feira os sites do portal “Uol” e do jornal “O Globo”.
A CBF enviou circular aos clubes explicando que as competições passam por “análise técnica e revisão orçamentária”. O Brasileiro sub-23, que tem 16 clubes, está, inclusive, ameaçado de não ser realizado. O ge procurou a CBF, mas ainda não obteve retorno. A matéria será atualizada se houver.
No caso do Brasileiro masculino sub-20, a decisão foi por tentativa de regionalização da competição. Anteriormente, eram nove rodadas com todos contra todos.
Numa chave estarão 10 times, que são os seguintes:
- cinco clubes de São Paulo, que são Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras e Bragantino
- dois do Rio Grande do Sul: Grêmio e Inter
- um do Paraná (Athletico)
- um de Santa Catarina (Chapecoense)
- um de Goiás (Atlético-GO)
Do outro lado estão os seguintes clubes:
- os quatro do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco)
- três de Minas Gerais (América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro)
- três da região Nordeste (dois cearenses, com Fortaleza e Ceará, e o Bahia, da Bahia).
Serão nove jogos para cada time até a classificação de quatro de cada chave. Eles vão se enfrentar em sistema de mata-mata com confrontos do primeiro de um grupo contra o quarto do outro, segundo de um lado, terceiro do outro, em cruzamento de chaves.