De 2003 para cá, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado pelo sistema de pontos corridos, o número de estados representados variou entre nove e dez. Mas, se mantidas as atuais configurações das Séries A e B, em 2015 será de apenas oito estados.
Atualmente, o Campeonato Brasileiro conta com três times nordestinos (Bahia, Sport e Vitória), um do Centro-Oeste (Goiás), sete sulistas (Atlético-PR, Chapecoense, Criciúma, Coritiba, Figueirense, Grêmio e Inter) e nove do Sudeste (Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos e São Paulo).
Neste momento, estão sendo rebaixados os dois baianos, um carioca (Botafogo) e um catarinense (Criciúma). Da Série B, um paulista (Ponte Preta) e um catarinense (Joinville) já garantiram o acesso. Outro carioca (Vasco) e um mineiro (Boa Esporte) garantiriam as vagas na Primeira Divisão se a competição terminasse hoje.
Se tudo ficasse assim, o Brasileiro de 2015 teria representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná e Goiás, perdendo a Bahia, que está nesta edição.