Penúltimo colocado no Campeonato Brasileiro com 17 pontos, o Sport corre o risco de perder 12. Isso porque o zagueiro Pedro Henrique disputou quatro partidas pela equipe em condições irregulares. O defensor havia atuado pelo Internacional em cinco jogos, mas em outros dois, recebeu cartão amarelo mesmo no banco de reservas, o que caracteriza sua participação. Logo, totaliza sete, impedindo que possa entrar em campo por outro time na competição.
A diretoria do Sport ainda trabalha com o caso sob a condição de suspeita e não chegou a ser notificada pela CBF sobre o caso – ainda não houve denúncia. Assim, acionou a equipe de advogados no Rio de Janeiro para apurar os fatos. É o que diz o presidente do clube, Leonardo Lopes.
— A gente tomou conhecimento dessa informação. Tão logo acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro para saber, porque há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Tem uma discussão muito grande quanto à penalidade. Tem jurisprudência sobre a questão dos pontos, mas também sobre multa.
Confira o que diz o Artigo 43 do Regulamento Geral de Competições (RGC) sobre a situação de advertências a jogadores suplentes:
– Se, na condição de substituto, o atleta vier a ser apenado pelo árbitro, será considerada como partida disputada pelo infrator, para fins de quantificação do número máximo a que alude o caput deste artigo.