Na noite desta quarta-feira, Fluminense e Flamengo se enfrentaram no Maracanã. Em jogo, o título da Taça Guanabara de 2023. De virada, o Tricolor derrotou o Rubro-Negro por 2 a 1 com uma grande atuação no segundo tempo. Everton Cebolinha abriu o placar para o Fla, mas Germán Cano e Gabriel Pirani viraram o marcador para o Time de Guerreiros, dando o título ao Tricolor das Laranjeiras e a primeira colocação na classificação geral.

O JOGO

 
 
 

Como era de se imaginar, o Fla-Flu começou quente. Com menos de um minuto, já houve um desentendimento e o primeiro cartão amarelo foi aplicado para Gabriel Barbosa. O clima seguiu com faltas duras e muito “pegado” no meio-campo. Na primeira chance de gol, porém, o placar foi inaugurado aos 18′. Em grande jogada individual pela esquerda, Everton Cebolinha limpou toda a zaga tricolor e fez 1 a 0 para o Fla.

Em desvantagem no marcador, o Tricolor passou a precisar virar a partida para conquistar a Taça Guanabara, mas não fazia uma boa atuação. A equipe não conseguia se achar diante da forte marcação rubro-negra, inclusive na saída de bola. Em uma roubada, o Fla chegou a fazer o segundo gol, mas o juiz anulou o lance com a ajuda do VAR por uma falta clara em André na origem da jogada.

Na segunda etapa, com a entrada de Lima no lugar de Keno, o Fluminense melhorou. Passou a ter mais a bola no pé e a criar mais espaços na zaga rubro-negra. E surtiu efeito logo aos 8′. Em bela troca de passes de Martinelli, Pirani e Arias, o colombiano serviu Germán Cano, que deixou tudo igual: 1 a 1. O gol acendeu a torcida tricolor e empurrou o Time de Guerreiros ainda mais para frente em busca da virada.

Do meio para o fim, a pressão do Fluminense se intensificou. O Rubro-Negro até levava perigo nos contra-ataques, mas era o Tricolor quem tinha as melhores oportunidades e preocupava a defesa adversária. Nos últimos minutos, veio a virada. Em bola levantada na área, Cano tocou para o meio e Gabriel Pirani bateu de primeira no canto para fazer o segundo: 2 a 1.

A partir daí, foi só segurar o resultado e correr para o abraço. Fluzão bicampeão da Taça Guanabara! O Time de Guerreiros entrou em campo com: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz (Gabriel Pirani 00’/2ºT) e Alexsander; André, Martinelli (Alan 36’/2ºT) e Paulo Henrique Ganso (Giovanni 33’/2ºT); Jhon Arias, Keno (Lima 00’/2ºT) e Germán Cano (Felipe Melo 43’/2ºT).