Autor de um dos gols mais famosos da história do Campeonato Carioca, Renato Gaúcho fala com bom humor sobre sua famosa barriga, utilizada para mandar no fundo da rede a bola que deu o título ao Fluminense em 1995. O ex-atacante e hoje técnico afirma que não estava fora de forma, como agora ainda segue se cuidando. Ser gordinho não é com ele.
– Sempre me cuidei e como me cuidava naquela época, cuido agora. Nunca tive tendência para engordar, continuo fazendo exercício, jogando meu futevôlei. Minha barriga continua a mesma, pode ter certeza. Não tão durinha como naquela época, mas continua a mesma. A maioria dos torcedores quando vem fazer fotos pedem para tocar na barriga, levantar a camisa pra tirar foto, então torcedor sabe que ela tá ainda em boas condições – brinca.
Em 1995, Fluminense e Flamengo decidiam o Carioca e o rival jogava por um empate. Com a partida empatada em 2 a 2, Renato Gaúcho garantiu a vitória tricolor empurrando de barriga a bola para dentro após grande jogada de Ailton. A partida era válida pela última rodada do triangular final da competição. Renato também havia feito o primeiro do Flu no confronto.