(Foto: Leonardo Brasil/FFC)

Que o Fluminense é referência entre as academias de formação do Brasil e do mundo, não é novidade para ninguém. Mas os números revelam que, além de preparar talentos para reforçar o elenco profissional, o clube coleciona títulos nas categorias de base. Campeões estaduais, nacionais e internacionais, os Moleques de Xerém somam 10 conquistas em 2022.

– Tenho orgulho de falar sobre os Moleques de Xerém. Eu acompanhei a construção e o fortalecimento dessa marca. Vê-la alcançar patamares cada vez mais altos me traz uma satisfação muito grande. Os títulos ajudam a dar um importante carimbo – disse o coordenador técnico da base, Marcelo Veiga.

 
 
 

O clube conseguiu o feito ao erguer a taça da Geneva Cup Sub-16, em Genebra-SUI, com 100% de aproveitamento. A galeria de troféus reúne outras importantes conquistas, como o Campeonato Carioca Sub-20, a Heemskerk Cup Sub-16 e a Copa Nike Sub-15. Na avaliação de Marcelo Veiga, ao ostentar a marca com a temporada ainda em andamento, o Tricolor chancela o sucesso de sua reconhecida escola de desenvolvimento de jogadores:

– Estamos muito bem, mesmo encarando competições difíceis. Quando se ganha, por exemplo, o Carioca e, sendo soberanos com a geração de 2007, a Copa Nike, nos orgulhamos do nosso trabalho. Ainda assim, deixamos os olhos sempre abertos para o crescimento, valorizando o processo. Nem sempre vamos conseguir o título, mas a qualidade de jogo, além do resultado, mostra que trilhamos o caminho certo. Até porque são aspectos atrelados. Exibindo uma grande qualidade de jogo, nos aproximamos do sucesso – explicou.

O retrospecto vitorioso deste ano em Xerém evidencia a excelência do berço de craques, mas pode ficar ainda mais robusto. Para encerrar com chave de ouro a excursão pela Europa, os tricolores esperam comemorar o título da Scopigno Cup Sub-16. A equipe comandada pelo técnico Carlos Larocca joga as finais da competição nesta sexta-feira (02/09), em Amatrice-ITA.

– Quando se vence copas e amistosos relevantes, como fizemos na viagem pela Europa, jogando, por exemplo, contra Arsenal, Tottenham e Juventus, conseguimos avaliar nosso trabalho se comparado ao do esporte internacional. Gostamos de propor o jogo com garotos técnicos e criativos, o que tem encantado bastante o mundo do futebol – concluiu Veiga.

CONFIRA A LISTA DE TÍTULOS DA BASE EM 2022:

  1. Geneva Cup-SUI Sub-16
  2. Heemskerk Cup-HOL Sub-16
  3. Campeonato Carioca Sub-20
  4. Copa Nike Sub-15
  5. Copa Rio Sub-15
  6. Campeonato Metropolitano Sub-14 (Taça Guanabara)
  7. GoCup Sub-12
  8. IberCup Sub-11
  9. LemeCup Sub-11
  10. DaniCup Sub-11