Dono de uma das melhores categorias de base, o Fluminense se orgulha do trabalho realizado em Xerém. Apesar da crise financeira que assola o clube e da diminuição do investimento na formação de atletas, o Tricolor segue revelando bons nomes para o futebol brasileiro. Com a convocação de Miguel Silveira, Marcelo Pitaluga e Calegari para a Seleção Sub-17, na noite da última segunda-feira, o clube já soma 20 jogadores chamados para defender o país desde 2017.
Um dos segredos para o sucesso de Xerém é a metodologia própria de formação. Elaborado por todos os profissionais e diretoria de Xerém, foi criado um documento orientador chamado de DNA Tricolor. Este manual de formação da base do clube é destribuído aos profissionais de Xerém para que todos sigam a mesma filosofia desde o futsal até o Sub-20, passando também pelas escolinhas oficiais.
Além da metodologia, o Tricolor também conta na base com o CIAM (Centro de Inteligência, análise e metodologia), que reúne profissionais de analise de desempenho, de estatísticas, de performance de treino e jogos, de metodologia e captação, todos integrados com as comissões técnicas.
Confira os 20 jogadores de Xerém convocados desde 2017
Goleiro:
Marcelo Pitaluga
Laterais:
Calegari
Rafael Reis
Zagueiros:
Davi
Volantes:
Zé Ricardo
Meias:
Arthur
Miguel Silveira
Kayky
Praxedes
Wallace
Ramon
Atacantes:
João Pedro
Marcos Paulo
Miguel
Kaká
Jefferson
Gabriel Lyra