Quando deixou o Botafogo, Lucas Barcelos ficou bem perto de acertar com o Cruzeiro, mas uma mudança de curso o colocou no Fluminense. O lateral-esquerdo iria realizar o sonho de seu pai, cruzeirense. Bem-humorado, o jogador admitiu que só contou ao pai que não iria mais para o clube do seu coração quando já havia acertado com o Tricolor.
Agora, segundo Barcelos, o pai, que sempre acompanha sua carreira bem de perto, está virando a casaca e torcendo bem mais para o Fluminense.
— É verdade. Tenho uma história muito bacana em Minas Gerais, com todo o tempo no América-MG, passagem pelo Atlético-MG com disputa de Libertadores, título mineiro. Achava que um dia jogaria no Cruzeiro, onde atuei na base. Tenho toda essa história em Minas Gerais. Todos sabiam dessa história do meu pai. Teve a possibilidade grande, conversei um tempo com eles e optei por aqui. Não me arrependo e não me arrependeria se tivesse ido pro Cruzeiro. Era uma vontade que tinha. A história foi bacana, eu escondi do meu pai. Só minha esposa sabia. Meu pai acompanha minha carreira de perto e se soubesse antes, talvez fosse frustrante para ele. Mas ele está feliz com esse momento. Ele sabe que fiz a escolha certa – disse, complementando:
— Hoje ele tá muito mais (Fluminense que Cruzeiro). Assiste todos os jogos, não perde um. Liga todo dia, pergunta de treino.