A atleta do Fluminense Paty Valente fechou a Copa do Mundo de High Diving entre as dez melhores saltadoras de grandes alturas do mundo. Em Fort Lauderdale, nos EUA, a décima colocação garantiu a vaga da atleta no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que ocorre em Fukuoka, no Japão, entre os dias 14 e 30 de julho. A disputa da modalidade está marcada para os dias 25,26 e 27.
Na Copa do Mundo do esporte, que se diferencia dos saltos ornamentais pela altura, com plataformas de no mínimo 20 metros ao invés de no máximo 10, e pela entrada das atletas na água, de pé ao invés de cabeça devido ao impacto, a tricolor obteve ótimo desempenho nos quatro saltos realizados. Foram 278.90 pontos somados na competição organizada pela FINA e realizada nos dias 26 e 27 de maio.
– Acho que ainda não caiu a ficha sobre estar entre as 10 melhores do mundo. Conseguir estar pronta para apresentar o melhor de mim, mesmo diante de todas as dificuldades que enfrentei, com certeza é reflexo de toda a minha dedicação e do suporte que recebi da equipe do Fluminense. O desafio foi grande, não obtive apoio das confederações brasileiras e parei tudo para me dedicar aos treinamentos, felizmente o resultado foi positivo. Só tenho a agradecer ao trabalho diário da minha técnica Andreia Boehme, aos fisioterapeutas e toda equipe do clube – declarou a saltadora.
Segunda atleta de High Diving da história do Brasil, Paty também destacou a importância de sua irmã, a também atleta tricolor e pioneira no esporte Jaki Valente, em todo o processo, ao abrir as portas para a modalidade e sempre incentivá-la.
Em relação aos próximos passos, a saltadora demonstrou empolgação para seguir se superando.
– Meu desejo é sempre me superar a cada competição. A busca é contínua pelo aperfeiçoamento dos saltos, pela ampliação de alternativas e pela elevação do grau de dificuldade. Meu desejo é permanecer confiante, estou animada para evoluir ainda mais e fazer o meu melhor no Mundial – completou.