A judoca Suellen dos Santos Silva, do Flu/RBMix, está em Baku, no Azerbaijão, para disputar o Mundial Sênior, que acontece até o dia 27 de setembro. A competição é a mais importante da temporada e reúne os melhores judocas do mundo. Recentemente, a atleta se naturalizou Libanesa, a convite do próprio técnico na seleção olímpica, o Sensei Gabriel Vicentini, e não hesitou em partir para uma nova experiência. Aos 20 anos, Silva, como é chamada pelos libaneses, já obteve excelentes resultados e figura em 18º lugar no ranking mundial na classe Sub-21.

– Fiz duas boas competições e entrei no ranking. Uma foi o Mundial Asiático e a outra foi a Copa Panamericana. Depois disso veio o convite do Gabriel, técnico da seleção olímpica libanesa. Tive somente dois dias para decidir se iria ou não para o Líbano. Pesou muito o fato de ser Sub-21 ainda e ter muitos atletas mais experientes no Brasil. Minhas chances eram poucas, então resolvi encarar esse desafio – contou.

 
 
 

Apaixonada pelo judô desde pequena, Suellen integrou a seleção brasileira de base, sempre garantindo bons resultados. Chegou a ser a 3ª melhor do país e participou da Copa Europeia de Judô para Cadets, em Berlin na Alemanha, em 2015, quando viu que era hora de buscar uma oportunidade fora do Brasil:

– Tinha planos para as olimpíadas e outras competições internacionais. Nunca saí do foco. Sabia que precisava de mais tempo em um estágio internacional para melhorar minha pontuação. Me surpreendi com o convite e aprendo muito a cada dia. Fiz a escolha certa – disse a judoca.