Projeto no CT será patrocinado pela Umbro (Foto: Divulgação - FFC)

O Fluminense iniciará a pintura de uma das paredes do seu centro de treinamento. Um mural de 25 metros homenageando um dos maiores (talvez o maior) ídolos da história: o ex-goleiro Carlos Castilho, que dá nome ao local. Torcedor tricolor e escolhido para fazer o graffiti, o artista Marcelo Ment falou sobre o orgulho de produzir a obra e explicou os conceitos do projeto.

— A ideia é juntar tudo. A identidade que vem sendo construída nos meus trabalhos, o que o clube espera, o que a torcida quer ver… A ideia é fazer um mural que traga mais vida para o espaço, que dê mais interação com o local. É um espaço que está sempre em movimento. A arte deve trazer isso, uma conexão com as pessoas que passam por aquele local, então para mim acho que o grande desafio é esse: fazer algo que reflita a história dele, que seja uma homenagem, mas que também traga uma conexão com todos os elementos que o clube carrega hoje – iniciou, complementando:

 
 
 

— É um personagem que tem muitas peculiaridades na história e eu fico muito honrado e feliz de poder fazer essa homenagem para ele. Acho que resgatar certos valores afetivos com alguns nomes que fazem parte da história do Fluminense é nosso dever. É o dever de um artista como eu e também de pessoas que trabalham no clube e da própria torcida, que é o grande corpo que movimenta isso tudo. Resgatar esse valor afetivo me traz referências da minha infância, do meu pai, dos meus irmãos e irmãs. Eu sou de uma família de tricolores. Sou o mais novo de cinco irmãos e somos todos Fluminense lá em casa. E fazer esse trabalho me dá muito orgulho. O grafitti, a arte urbana, ela vem crescendo gradativamente nos últimos anos em todos os lugares do mundo, e no Rio não é diferente. A ideia é juntar tudo. A identidade que vem sendo construída nos meus trabalhos, o que o clube espera, o que a torcida quer ver… A ideia é fazer um mural que traga mais vida para o espaço, que dê mais interação com o local. É um espaço que está sempre em movimento. A arte deve trazer isso, uma conexão com as pessoas que passam por aquele local, então para mim acho que o grande desafio é esse: fazer algo que reflita a história dele, que seja uma homenagem, mas que também traga uma conexão com todos os elementos que o clube carrega hoje.

O projeto será patrocinado pela Umbro, fornecedora de material esportivo do Fluminense.