Maior goleador do Fluminense na temporada, Fred marcou de pênalti o único gol da equipe contra o Atlético-MG e chegou aos 17 gols no ano, somando Carioca, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.
Apesar de seus gols contribuírem bastante para o Flu, seu desempenho nas últimas partidas já não é mais o mesmo. Nos últimos três jogos, o Time de Guerreiros empatou dois e perdeu um. Em todas essas partidas, o camisa 9 contribuiu com gols e todos eles foram de pênalti. Além desses duelos, no jogo de ida contra o Barcelona (EQU) e de volta contra o Cerro Porteño (PAR), ambos no Maracanã pela Libertadores, o atacante também balançou as redes em penalidade. Ou seja, os últimos cinco gols de Fred foram marcado na batida da marca da cal.
A última ocasião que o ídolo da torcida fez um gol com bola rolando, foi no último dia 30 de junho na partida contra o Athletico-PR, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião ele abriu o placar logo no início da partida com uma bela cabeçada para a meta defendida por Santos. Já são 11 jogos sem marcar com bola rolando, um dos maiores jejuns da carreira do artilheiro.