Destaques da temporada, com onze defesas de pênaltis em jogos decisivos, as goleiras do Futebol Feminino do Fluminense viveram um dia diferente do habitual no Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém. As jogadoras inverteram os papéis com os preparadores Erisvan Correia e Fernando Benvindo, e em clima descontraído, Mari, Manaus, Thainá Battestin, Ravena, Sol, Tainá e Nicole prepararam a brincadeira.
O clima foi de harmonia e mostrou a consistência do trabalho em equipe, que resultou nas atuações seguras realizadas durante a temporada. Na atividade, as arqueiras foram as batedoras e os preparadores, os responsáveis pelas defesas.
– Temos um treino em conjunto com a psicologia e também aderimos ao modelo de mentalizar o que iremos fazer durante as sessões de treinamento. Sempre quando elas chegam ao clube, procuramos refletir o trabalho que vai ser feito e o que me chama a atenção, é o nível de concentração que elas atingiram ao longo da temporada – disse Erisvan Correia, preparador de goleiras da equipe adulta.
As grandes atuações começaram no dia 20 de março, quando a goleira Ravena defendeu quatro penalidades para o Tricolor, que venceu o Internacional pelo placar de 7 a 6 e conquistou o título inédito do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18, no Beira-Rio. Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro Feminino A2, no dia 4 de julho, a goleira Sol também defendeu uma penalidade para o Tricolor, que apesar de boa campanha, acabou eliminado para o Real Ariquemes, no Estádio Valerião, em Rondônia.
Vice-campeã Estadual da equipe adulta, a arqueira Nicole defendeu duas penalidades pela semifinal da competição, diante do Botafogo, no dia 20 de novembro, no estádio Caio Martins.
Já pelo Estadual Feminino Sub-18, as Meninas de Xerém conquistaram mais um título inédito. No dia 4 de dezembro, Mari defendeu três cobranças de pênaltis pela semifinal, contra o Vasco da Gama, no Nivaldo Pereira e pela grande final do torneio, no dia 8 de dezembro, em Laranjeiras, Ravena defendeu mais uma penalidade, dessa vez, contra o Flamengo.
Com foco na campanha de 2022, Fernando Benvindo, preparador de goleiras da base feminina, pretende seguir trabalhando o potencial de cada atleta.