O STK Samorin é o Fluminense na Europa. O Tricolor criou uma filial no Velho Continente para realizar com excelência o desenvolvimento final do atleta de futebol realizado em um contexto técnico, tático, físico e mental dentro do mercado mais avançado de futebol do mundo. A experiência tem sido um sucesso e muitos Moleques de Xerém estão evoluindo e se destacando graças ao projeto.
Em Samorin desde as primeiras fases do Projeto, o argentino Leonel é um exemplo desta evolução. Seu futebol envolvente, com dribles secos e boa visão de jogo encantou os eslovacos e hoje é um dos principais nomes da equipe na Liga II. Porém, a adaptação ao novo país não foi fácil e isso foi fundamental para o desenvolvimento do atleta.
– Estou no STK Samorin desde a temporada passada. Joguei a terceira divisão, conseguimos subir, fiz cinco gols e fiquei feliz com minha participação. No início foi um pouco difícil, estava no inverno, outra cultura, uma língua diferente e um futebol diferente do que jogamos na América do Sul. Isso foi ótimo para mim e agradeço muito ao Fluminense por esta oportunidade. O clube disponibilizou aula de inglês para gente e isso tem sido ótimo. Sinto que estou crescendo como jogador e como pessoa – comemorou o meia-atacante Leonel.