Facundo Tello teve trabalho para controlar confusão em jogo entre Racing e Boca (Foto: Reprodução do YouTube)

Após a péssima atuação do colombiano Andrés Rojas na partida de ida, a Conmebol indicou o argentino Facundo Tello para apitar o jogo de volta da Recopa Sul-Americana entre Fluminense e LDU (EQU), na próxima quinta-feira, às 21h30, no Maracanã. E o árbitro tem algumas polêmicas em seu passado, como mostra reportagem do site ge. Em 2022, por exemplo, aplicou dez cartões vermelhos na final do Troféu dos Campeões da Argentina.

Na ocasião, Racing e Boca Juniors definiram o torneio. Após o meia do Racing Carlos Alcaraz fazer o gol da vitória, provocou torcedores do rival e iniciou uma verdadeira confusão em campo. Em virtude do tumulto, Tello expulsou sete jogadores do Boca e outros três do Racing.

 
 
 

Ainda em 2022, teve sua atuação muito contestada pelo meia português Bruno Fernandes na eliminação de Portugal nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar frente ao Marrocos. O jogador do Manchester United (ING) reclamou de um pênalti não marcado ainda no primeiro tempo para a sua seleção questionou sua capacidade do árbitro para comandar uma partida de tamanha importância.

— Isso é minimamente estranho, porque temos árbitros que apitam Liga dos Campeões, e se têm qualidade e nível para apitar Liga dos Campeões também têm para estar aqui. E esses árbitros não apitam Liga dos Campeões, não estão habituados a esse nível de jogo – disse na ocasião.