O Fluminense voltou a terminar uma partida do Campeonato Brasileiro da Série A de 2024 na bronca com a arbitragem. Na noite da última sexta-feira (2), o Tricolor ficou no empate em 2×2 com o Grêmio, no Estádio do Maracanã, e atuação do árbitro Matheus Delgado Candançan foi alvo de muitas críticas.
Na reta final do confronto, um pênalti, já nos acréscimos, cometido por Fábio sobre Arezo, foi decisivo para o resultado. Em coletivas, tanto o técnico Mano Menezesquanto opresidente Mario Bittencourtreconheceram que a infração poderia ter sido marcada. Entretanto, os oito minutos de acréscimos assinalados por Candançan, assim como os muitos cartões amarelos distribuídos, não foram esquecidos.
Árbitro já se envolveu em outra polêmica com o Fluminense
Durante o mês de junho, Matheus Delgado Candançan esteve envolvido em uma outra grande polêmica envolvendo o Fluminense. Na partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, uma penalidade apontada pelo árbitro revoltou o Tricolor. O lance foi relembrado ainda no gramado na última sexta, pelo atacante Kauã Elias.
Na partida contra o Cruzeiro, realizada no dia 19/06 e válido pela 10ª rodada do Brasileirão, a partida seguia empatada em 0x0 até a reta final do primeiro tempo. Próximo aos 40 minutos, após um cruzamento para a área do Flu e finalização de Marlon, a bola explodiu em Thiago Santos.
Logo em sequência, Candançan foi chamado para revisar o lance por Daiane Muniz, responsável pelo árbitro de vídeo (VAR) na oportunidade. Com indicação de uma suposta ampliação do espaço corporal em ação de bloqueio realizada por Thiago Santos, o árbitro marcou o pênalti, convertido por William.
Já nos acréscimos do segundo tempo, o lateral-direito marcou mais um e fechou a vitória do Cruzeiro por 2×0 sobre o Tricolor. Técnico do Flu na oportunidade, Fernando Diniz, que curiosamente treina o time mineiro atualmente, fez duras críticas ao árbitro.
“A equipe conseguiu produzir, poderia ter ganhado o jogo, mas perdeu. Teve um pênalti que, na minha opinião, foi inexistente. O árbitro teve interferência direta na partida“, afirmou o ex-treinador.