Titular em 2017, o lateral-esquerdo Marlon caiu de produção e perdeu a posição de titular neste ano para Ayrton Lucas. Após três meses sem entrar em campo, o jogador terá uma nova oportunidade no próximo domingo, contra o Atlético-PR, em Curitiba, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Marlon será o responsável por substituir Ayrton Lucas, que cumprirá suspensão automática contra o Atlético-PR. O lateral pode reacender a briga na posição, já que o titular está em baixa, caiu de produção com a mudança de esquema e tem cometido constantes falhas (vide o gol contra diante do Cruzeiro, a falha contra o São Paulo e o pênalti cometido ante o Botafogo).
A última partida de Marlon pelo Fluminense foi na 12ª rodada, contra o Santos, no dia 13 de junho, na última rodada antes da pausa para a Copa do Mundo da Rússia. Na ocasião, o Tricolor foi derrotado por 1 a 0, no Maracanã. Após o Mundial, não entrou mais em campo. No ano passado, foi titular em grande parte da temporada sob o comando de Abel Braga, sendo um dos líderes de assistências da equipe.
Além da chance de reacender a briga pela titularidade na lateral-esquerda, Marlon terá a oportunidade de provar que deve continuar no clube. O Fluminense renovou o contrato de empréstimo ao final de 2017 e o jogador tem vínculo até o fim deste ano, quando será tomada mais uma decisão sobre o seu futuro.