A Fifa reconheceu todos os campeões da Copa Intercontinental como autênticos campeões mundiais. Isso acontece, coincidentemente, num momento que a entidade máxima do futebol uma reforma em seus campeonatos, o que incluiria a volta do torneio, disputado entre o campeão da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa.
Desde que assumiu a Fifa, o presidente Gianni Infantino, tem mostrado insatisfação com a atual fórmula disputa do Mundial de clubes. Entende que é pouca atrativa e rentável para a entidade. A Fifa informou que iniciou período de consulta sobre os formatos de torneios, inclusive o de clubes. Serão apresentados vários formatos em encontros da entidade.
A Conmebol tem um projeto do retorno da disputa entre campeões sul-americanos e europeus para substituir o atual Mundial de Clubes que deve acabar no atual formato.
O Mundial, da forma como é concebido, será disputado até 2018, por força de contratos. Para depois disso, estão sendo estudadas alternativas. Uma delas é justamente a volta da Intercontinental.
A Conmebol iniciou uma negociação com a UEFA no sentido de retomar a disputa entre os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões. A entidade europeia é simpática a ideia. Resta procurar patrocinadores e convencer as outras confederações continentais.