(Foto: Divulgação - FFC)

No Maracanã, o Fluminense venceu a Libertadores de 2023, sábado, ao superar o Boca Juniors (ARG), por 2 a 1. E a decisão em jogo único da competição no ano que vem já tem um local favorito. Trata-se justamente da capital argentina, Buenos Aires, informa o site ge.

De acordo com o portal, foi a única candidatura apresentada para a Conmebol. A entidade vai retomar a decisão em março de 2024. Até o momento não há candidaturas registradas para receber a final da Copa Sul-Americana.

 
 
 

Tanto Libertadores quanto Sul-Americana têm finais em jogos únicos desde 2019. Agora, porém, em vez de anunciar o estádio, a Conmebol informará a cidade ou o país que receberá as decisões, pois assim terá mais liberdade para escolher o estádio de acordo com os times classificados.

Isso já aconteceu em 2023 na Sul-Americana. Inicialmente, a competição terá sua final no Centenário, em Montevidéu. No entanto, a partida entre Fortaleza e LDU (EQUI) foi mudada para Maldonado, num estádio com um terço da capacidade (60 mil para 20 mil).

Para 2024, a tendência natural é que a final da Libertadores seja realizada no Monumental de Núñez, do River Plate, recentemente reformado e com 83 mil lugares, o maior da América do Sul. Mas a cidade tem diversos outros estádios capazes de receber a decisão.

Caso Buenos Aires seja confirmada, será a primeira final em jogo único disputada na Argentina desde a adoção do novo formato. Até aqui, as decisões foram em Lima (2019), Rio de Janeiro (2019, 2023), Montevidéu (2021) e Guayaquil (2022).