Surpreendido com a dispensa do Fluminense, onde era auxiliar-técnico permanente e havia comandado a equipe interinamente no fim de 2016, no início deste ano, Marcão está investindo para se firmar como treinador. Por isso, o ex-volante tricolor resolveu dar um tempo na carreira para se dedicar exclusivamente aos estudos (faz faculdade e cursos).
Marcão recusou recentemente duas propostas para ser técnico (uma de um clube baiano e outra de um tocantinense) para se dedicar unicamente a estudar. Atualmente, está no quinto período de Educação Física na Faculdade Estádio de Sá, fará o curso de técnicos da CBF em junho e vem tendo aulas de inglês.
– Tenho que aproveitar essa licença, trocar ideia com esses treinadores palestrantes. É de suma importância. O pessoal da antiga já é renomado, ganhou vários títulos. E quem está chegando, se não for pelo estudo, não vai entrar no mercado – avisa.
Em janeiro, Marcão passou dez dias acompanhando a rotina do Paris Saint-Germain, da França. Por lá, foi recebido pelo amigo Thiago Silva.