Craque do Fluminense, Marcelo tem dois filhos talentosos e a Espanha largou na frente para que o mais velho, Enzo Alves, defenda sua seleção definitivamente. Mesmo com 13 anos ainda, ele recebeu em abril a primeira convocação para a seleção sub-15 do país europeu, onde nasceu. Isso, segundo o site Uol, chamou a atenção de quem trabalha na base da CBF. O filho mais novo do craque, Liam, atua no futsal tricolor.
Jogador do Infantil A do Real Madrid, Enzo é atacante e foi convocado para um torneio amistoso, a Pinatar Supercup, vencida pela Espanha. Ele entrou no segundo tempo de um dos três jogos da competição, frente à Inglaterra.
No Brasil e Espanha, as convocações da sub-15 atualmente se concentram em jogadores nascidos em 2008. Mas Enzo, mesmo sendo de 2009, entrou na lista espanhola e seu físico é visto como precoce para a idade.
Enzo nasceu em Madri e tem dupla cidadania. Passou sua vida inteira na capital espanhola. Afinal de contas, o pai Marcelo deixou o Real Madrid no fim da temporada passada, quando teve uma passagem rápida pelo Olympiacos (GRE) e depois seguiu para o Fluminense.
Inicialmente, Enzo não estava no radar da CBF, até por questões que envolvem a distância entre Brasil e Espanha, além da sua idade. Porém, a convocação dos espanhóis ligou um sinal de atenção. Em abri, o técnico Dudu Patetucci iniciou a preparação da sub-15 para o Sul-Americano da categoria, que será em novembro. A Fifa não realiza Mundial para jogadores dessa idade.
O ano de 2023 é tratado no cronograma da CBF mais para a preparação visando competições de base, como os Mundiais sub-20 e sub-17. O trabalho de observação se dará mais para 2024. Na última convocação, a entidade informou que 102 atletas foram monitorados e a próxima lista deverá sair em julho. Enzo já está no radar.
Coordenador de categorias de base da seleção, o ex-jogador Branco, que também fez história na lateral esquerda do Fluminense (é campeão brasileiro de 1984 e tricampeão carioca (1983, 84 e 85), não conversou com Marcelo a respeito e afirma não ver a filiação como critério para convocações.
— A gente observa todo mundo. Quem tem qualidade vai ser convocado. Todo treinador de seleção vai querer jogador de qualidade, o filho do Marcelo é mais um, dentro de um contexto enorme. A regra para ser convocado é jogar bem – falou.