Revelado nas divisões de base do Fluminense, Fernando Henrique esteve por 12 anos no clube e foi titular na campanha da Libertadores de 2008. Mas o goleiro, aos 31 anos, cogitou encerrar a carreira após passagens por Ceará e América-RN. Se deu nova chance e acertou com o Internacional de Lages (SC). Lá, se destacou no Campeonato Catarinense e repensou a ideia de pendurar as luvas.
– Eu estava até pensando largar o futebol, estava desmotivado, tinha acabado de casar, inclusive. Mas essa oportunidade no Inter foi fantástica, acabou sendo um renascimento na minha carreira. Fiz ótimas partidas e fui muito reconhecido pelas pessoas em Lages. Vi que ainda sou jovem e tenho muita lenha para queimar – contou FH, que joga ao lado de veteranos como Marcelinho Paraíba:
– O Catarinense é muito equilibrado, com equipes de Série A e uma de Série B. Nosso time tinha Reinaldo, Marcelinho Paraíba, Michel, eu, vários ‘dinossauros’ (risos). Não começamos bem, mas fomos melhorando e nos classificamos para a fase final. No fim das contas, fizemos uma grande campanha. Mesclamos juventude com experiência e deu certo”