O lateral-direito Gilberto despertou o interesse do PAOK, da Grécia. O clube grego procurou a Fiorentina, da Itália, detentora dos direitos econômicos do jogador, e buscou informações sobre o atleta, mas esbarrou na prioridade de compra do Tricolor. Pelo acordo entre as partes, o Flu poderia comprar os direitos por 3,5 milhões de euros (R$ 15 milhões) até o término do empréstimo em 31 de dezembro.
Para a negociação entre PAOK e Fiorentina avançar, o Fluminense teria de liberar o jogador, o que só ocorreria mediante o pagamento de uma compensação. A janela de transferências na Grécia abre em 1º de julho. Campeão do campeonato grego, o PAOK disputará a Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada e busca reforçar o elenco.
Gilberto chegou ao Fluminense por empréstimo no ano passado e teve o vínculo prorrogado por mais um ano. Em 2018, o lateral-direito foi um dos destaques da equipe no primeiro semestre sob o comando de Abel Braga, mas sofreu com uma lesão no joelho após a Copa do Mundo e ficou de fora do restante da temporada. Retornou aos gramados neste ano depois de seis meses de recuperação e é peça-chave da equipe de Fernando Diniz.