Hoje aposentado dos gramados, Ricardo Berna tem uma longa e vitoriosa história no Fluminense. Em entrevista exclusiva ao NETFLU, revelou o desejo de voltar ao clube no futuro para ajudar em outra função. O ex-goleiro, no entanto, ainda não sabe qual papel poderá exercer, pois tem se preparado em diversas frentes.
— Encerrei minha carreira em 2018, o Fluminense fez um jogo de encerramento pra mim nas Laranjeiras e me emocionei. Me sinto privilegiado por isso. Eu me formei em educação física, em gestão. Vinha me preparando para esse pós-carreira. Depois me aproximei mais da minha família. Passei nesses dois anos me organizando próximo da minha família, tenho participado de reuniões junto ao sindicato e me capacitando. Venho desenvolvendo um trabalho para trabalhar o consciente emocional do atleta e pode ajudar muito bem na busca de melhores resultados. Agora, se vai ser nisso, numa gestão ou até à frente de uma comissão técnica, não decidi ainda. Quando eu deixei o clube, fiz uma gravação dando um “até breve” para a torcida. E espero ter a possibilidade de voltar – disse.
Ricardo Berna disputou 94 partidas com a camisa do Fluminense. Foi campeão da Copa do Brasil (2007), bicampeão brasileiro (2010 e 2012) e campeão carioca (2012). Nestas conquistas, foi titular na reta final do Brasileirão de 2010.