O Fluminense estreia na Copa Sul-Americana no dia 13 de fevereiro, contra o Antofagasta, do Chile, às 21h30, no Maracanã. O modesto adversário tricolor, que tem apenas 52 anos de fundação, deixou de ser coadjuvante no futebol chileno para se tornar um dos times protagonistas e disputará uma competição internacional pela primeira vez na história.

Em 2017, a história do Antofagasta mudou quando alcançou o sétimo lugar no Campeonato Chileno. Já no ano passado, terminou na quarta colocação e garantiu vaga na Copa Sul-Americana pela primeira vez, onde enfrentará o Fluminense, que é considerado pelos chilenos como um dos times “poderosos” do futebol brasileiro.

 
 
 

Para a temporada de 2019, o Antofagasta renovou os contratos de Jason Flores e Felipe Flores, e contratou grandes nomes do futebol chileno como Gonzalo Fierro (ex-Flamengo e Colo Colo), Ricardo Blanco (Curicó Unido), José Bandez (Carabobo-VEN), Byron Nieto (Barnechea) e Franz Schultz (Universidad de Chile). Blanco, inclusive, interessava ao Universidad de Chile, mas optou pelo Antofagasta.

O jogo de ida entre Fluminense e Antofagasta (CHI) será no dia 13 de fevereiro, às 21h30, no Maracanã, válido pela primeira fase da Copa Sul-Americana. A partida de volta será no dia 26 do mesmo mês, no Chile.