Aprovando a história recente do Fluminense de revelação de valores em casa, Paulo Angioni afirma ter uma boa impressão da divisão de base do clube. O novo diretor executivo de futebol, inclusive, promete fazer assim que puder uma visita a Xerém para acompanhar de pertoo o trabalho.
– O Fluminense apresenta uma base muito frutífera. O clube sempre trabalhou muito bem nesta área, revelando jogadores talentosos. Minha impressão deste trabalho é positiva. Tenho contato constante com as pessoas que dirigem o departamento da base do clube e o retorno tem sido excelente. Estou agendando uma visita a Xerém em breve – disse.
Em uma análise mais profunda, Angioni fala o que espera de jogadores que possam subir e integrar o elenco profissional.
– O jogador hoje, além do talento natural, precisa de excelência e de saúde em alto nível, fora uma inteligência apurada. Não tem como trabalhar com jogador que não tem bom nível de entendimento do que é tratado. É necessário ter bom nível para saber das suas limitações e se adequar a uma sistematização tática. Se o atleta não é veloz, tem de perceber a necessidade de um trabalho com objetivo de ganhar força física para marcar e atacar ao mesmo tempo. Muitos jogadores brasileiros que estão na Europa e só jogavam com a bola, atualmente, voltam para marcar, principalmente no futebol da Inglaterra – ensina.