(Foto: Leonardo Brasil/FFC)

Cada vez mais fundamental no futebol, a análise de desempenho é uma função que poucos torcedores conhecem, mas muito importante na preparação das equipes para os jogos e ao longo das competições. O Fluminense conta, em Xerém, com um departamento voltado para esta área, o CIAM (Centro de Informação e Apoio Metodológico), que reúne profissionais de análise de desempenho, estatística, performance de treino e jogos, metodologia, fisiologia e captação, todos integrados com as comissões técnicas. Na Copinha deste ano, o departamento vem produzindo materiais para auxiliar o treinador Ricardo Resende a desenvolver os Moleques de Xerém e preparar a equipe em busca do hexa da competição.

– Damos suporte à comissão e preparamos o desenvolvimento dos atletas, que aqui no Fluminense são o centro do processo. Além de abastecer a comissão com dados e vídeos do nosso time e dos adversários, fazemos as estatísticas dos jogos chegarem aos atletas – contou o analista de desempenho do Sub-20, Pedro Miranda, que em 2022 foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-16.

 
 
 

A função do analista do Sub-20 vai muito além das observações dos adversários. O profissional faz as estatísticas da equipe do Flu, filma os jogos, prepara vídeos do time para correções táticas e individuais, auxilia na parte visual e tecnológica da preleção, ajuda com as ferramentas para avaliações metodológicas e apoia o controle de estimulo dos atletas.

– É um trabalho em conjunto com todo o CIAM que dá suporte em Xerém. Como temos um processo bem estabelecido, os próprios atletas já buscam as informações, querem ver as ações deles nos jogos – explicou o analista.

A principal função do CIAM é gerar suporte às comissões técnicas para o planejamento, processo e controle metodológico. O departamento tem foco na análise de desempenho individual dos jogadores, onde os atletas têm acesso às informações e ao plano de ação individual, possibilitando assim um maior autoconhecimento de suas virtudes e deficiências. Além disso, ainda tem o controle dos conteúdos estimulados em cada jogador no decorrer do tempo. Todas essas informações possibilitam a interação entre a subjetividade e a objetividade nas avaliações e nas futuras tomadas de decisão sobre cada jogador presente em Xerém.