Indicado por Abel Braga ao Fluminense no início do ano, Hernan Barcos ao que tudo indica, será um jogador livre a partir de janeiro de 2018. Emprestado à LDU (EQU) até dezembro, o atacante argentino aguarda uma posição oficial do Sporting (POR) para começar a definir o futuro. Isso porque o clube português, que é dono 30% dos direitos do jogador, tem a preferência na renovação contratual por mais duas temporadas – o vínculo atual também acaba no fim do ano, mas não deve ser esticado.

Hoje com 33 anos, o ex-artilheiro de Palmeiras e Grêmio assinou com os leões no começo de 2016, após um rápido período no Tianjin Teda, da China. A passagem por Portugal, no entanto, foi curta e pífia. Fez apenas oito jogos oficias (todos iniciados entre os reservas) e não marcou gols. Antes de voltar (em fevereiro de 2017) para o futebol do Equador, onde fez sucesso entre 2010 e 2011, defendeu o Vélez Sarsfield (ARG).

 
 
 

Em declarações à imprensa equatoriana, Barcos revelou que vê como “muito difícil, quase impossível” a permanência na LDU em 2018.

No começo da temporada, o Flu tinha salários acertados com o jogador. Mas o vazamento do negócio acabou impedindo o acerto e Barcos voltou para Quito. Botafogo e Santos eram outros interessados.