A diretoria do Fluminense está se movimentando nos bastidores do mercado da bola para qualificar o elenco de trabalho do técnico Mano Menezes. Neste momento, a gestão do presidente Mário Bittencourt trabalha com nomes para mais de um setor.
Um dos alvos na mira do Tricolor para a temporada de 2025 é Gustavo Cuéllar. O volante colombiano, de 32 anos, que já defendeu as cores do rival Flamengo, atualmente está no Al-Shabad, da Arábia Saudita.
Conforme a Rádio Itatiaia, o Flu já chegou a um acordo com relação a bases salariais e tempo de contrato com o gringo. Entretanto, o GE noticiou que o Grêmio tomou a frente da negociação e está perto de anunciar o colombiano.
Um ponto que vem chamando a atenção e ligando o alerta da torcida tricolor são os poucos minutos em campo do colombiano na Arábia Saudita. A média de partidas de Cuéllar desde 2019, quando chegou ao Mundo Árabe para defender o Al-Hilal, é baixa em comparação ao número de vezes que o Fluminense costuma atuar por temporada.
Desde que desembarcou na Arábia Saudita, o colombiano entrou em campo 165 vezes, somando um gol e três assistências. Em média, Cuéllar disputou 27,5 partidas por ano na Ásia.
O recorde de atuações do volante no futebol saudita foi na temporada 2023/24. Na oportunidade, ele entrou em campo 36 vezes pelo Al-Shabab, sendo 35 delas como titular.
A possível preocupação com relação a questão física do jogador para aguentar a pesada temporada do futebol brasileiro tem relação com os muitos jogos previstos no calendário do Fluminense.
Nas últimas cinco temporadas, entre 2020 e 2024, o Tricolor disputou, em média, 68,6 jogos. Na temporada passada, o time realizou 67 partidas. Já no ano anterior, quando conquistou a Copa Libertadores da América, foram 72 atuações.
Em 2025, o Fluminense vai disputar cinco competições. Além do Campeonato Carioca, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, a equipe comandada por Mano Menezes terá pela frente a Copa Sul-Americana e o novo Mundial de Clubes, na metade do ano.