Se ainda é muito questionado por muitos, o VAR, utilizado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro neste ano, está sendo avaliado positivamente por Leonardo Gaciba, chefe de arbitragem da CBF. Na visão do ex-árbitro, o uso da tecnologia tem de continuar a serviço do futebol.
— Vejo sim como uma necessidade para a arbitragem tendo em vista que, em relação ao ano passado, aproximadamente 90% dos erros de arbitragem foram corrigidos. Acredito que o árbitro de vídeo é um caminho sem volta. Com o profissionalismo que temos hoje é uma vitória dos clubes brasileiros. É uma melhoria para o futebol brasileiro como um todo. Creio que o VAR veio para ficar – disse.
Algumas situações, porém, precisam ser melhoradas. Isso Leonardo Gacciba admite. O protocolo pode ser revisto.
– O protocolo do VAR está em evolução. No final do ano a CBF levará ideias brasileiras para a pauta da IFAB (International Football Association Board), mas é algo muito novo ainda, que está numa fase de desenvolvimento. Estamos melhorando a cada rodada na questão do tempo de conferência e quanto ao nível de acerto estamos muito bem. Sabemos que precisamos sempre melhorar, mas o saldo é positivo até agora – acrescentou.