A torcida do Fluminense respirou aliviada na noite do último domingo após a vitória sobre o Palmeiras, por 1 a 0, no Allianz Parque, que livrou o Tricolor do rebaixamento no Brasileirão. Mas enquanto o alívio veio para uns, outra torcida do futebol brasileiro chorou no fechamento do torneio: a do Athletico-PR. No ano de seu centenário, o clube de Curitiba caiu para a Série B e frustrou seus adeptos no Sul do país.
Curiosamente, essa não foi a primeira vez que o Fluminense esteve envolvido – mesmo que de forma indireta – em um rebaixamento no ano do centenário de um clube. Aconteceu com o Coritiba, em 2009, só que de maneira bem mais contundente. Naquele ano, Flu e Coxa se enfrentaram na última rodada, no Estádio Couto Pereira. Lembram o que aconteceu?
Depois de uma arrancada épica, o Fluminense jogava por um empate para se livrar da Série B e ficou no 1 a 1 com o clube paranaense, rebaixando-o para a segunda divisão no ano em que completou 100 anos. O mesmo ocorreu agora, 15 anos depois, com o rival do Coritiba. O Athletico, é bem verdade, só dependia de suas forças, assim como o próprio Fluminense.
Com a vitória do Tricolor sobre o Palmeiras e o triunfo do Bragantino sobre o Criciúma, a decisão ficou para BH. Quem perdesse, cairia. Em caso de empate, o Furacão também iria para o Z4. O Galo venceu por 1 a 0 e ajudou a rebaixar o Athletico, que torcia por uma derrota de Flu ou Bragantino, o que acabou não acontecendo. Lembrando que na antepenúltima rodada, o Flu empatou com o Athletico por 1 a 1, na Arena da Baixada.