O Fluminense ainda tem uma reta final de Campeonato Brasileiro para fazer pela frente e evitar o rebaixamento neste ano. Mas, caso a diretoria já queira começar a mapear o mercado, há alguns jogadores brasileiros em baixa fora do país. É o que mostra reportagem do colunista Rafael Reis no site Uol. Todos poderiam virar alternativas para qualquer clube na próxima janela de transferências. Será que algum caberia no Flu? Confira as análises do jornalista:
ANTONY
Atacante, 24 anos, Manchester United (ING)
Segunda contratação mais cara da história do United, é possivelmente também o pior investimento já feito pelo clube inglês. Antony simplesmente não deu certo em Old Trafford: faz poucos gols, quase não distribuiu assistências e estancou no posto de reserva que serve apenas para os minutos finais das partidas. Por isso, o brasileiro aparece em praticamente todas as listas divulgadas pela imprensa de jogadores dos quais os “Red Devils” pretendem se livrar. Nenhum time daqui tem dinheiro suficiente para comprar os direitos econômicos de Antony. Mas, se for para descolar um empréstimo, a situação pode ser bem diferente.
RENAN LODI
Lateral esquerdo, 26 anos, Al-Hilal (ARA)
O ex-lateral da seleção tem sido titular do Al-Hilal quase sempre. No entanto, essa lua de mel com o técnico Jorge Jesus já tem data para terminar. Em janeiro, quando for reaberta a janela de inscrições do Campeonato Saudita, Renan Lodi deve ceder sua vaga de estrangeiro para Neymar. É claro que o defensor tem a opção de permanecer no clube para ser aproveitado apenas na Liga dos Campeões da Ásia. Mas virar um jogador intermitente é pouco para alguém com tanto potencial. Caso rescinda com o Al-Hilal ou seja liberado para ser emprestado a outro mercado, a volta ao Brasil é uma possibilidade.
ARTHUR
Volante, 28 anos, Juventus (ITA)
Mais um jogador com passagem pela seleção, o volante acreditou que teria chances na Juventus depois de um empréstimo com resultados razoavelmente interessantes pela Fiorentina. Mas não foi o que aconteceu. Arthur não disputou sequer um minuto nesta temporada e já se decidiu que buscará uma nova casa no mercado de janeiro. A prioridade do ex-Barcelona é continuar tentando dar certo na Europa. Mas, se as portas para ele estiverem fechadas por lá, não faltarão equipes brasileiras interessadas em repatriá-lo.
ARTHUR CABRAL
Atacante, 26 anos, Benfica (POR)
O Benfica até tinha interesse de negociar o centroavante no meio do ano. No entanto, o valor pedido afastou os possíveis compradores (inclusive o Cruzeiro, que tinha muito interesse no jogador). A questão é que a situação de Arthur Cabral dentro do elenco encarnado não melhorou nesta temporada. Com apenas um gol marcado em 2024/25, o brasileiro já se desvalorizou mais um pouco nesses últimos meses, o que pode fazer com que o clube português reduza suas expectativas de faturamento com uma transferência e dê um descontinho para quem quiser levar o camisa 9.
KENEDY
Meia-atacante, 28 anos, Valladolid (ESP)
Um dos jogadores mais caros do elenco do clube de propriedade de Ronaldo Fenômeno, o ex-Chelsea e Flamengo ficou em campo durante míseros sete minutos nesta temporada. Com uma péssima relação de custo-benefício, Kenedy certamente será liberado pelo Valladolid caso apareça algum interessado em contratá-lo. Em favor do brasileiro está o fato de ele ser um jogador dos mais polivalentes: apesar de preferencialmente atuar como ponta, Kenedy também pode ser escalado como lateral esquerdo e até como centroavante.
CARLOS VINÍCIUS
Atacante, 29 anos, Fulham (ING)
Assim como Arthur Cabral, o “Vinícius da Pose” é um centroavante cujo nome já vem sendo comentado nos bastidores do futebol brasileiro há algum tempo. O grandalhão teve namoros com Corinthians e Palmeiras e por pouco não foi contratado pelo Red Bull Bragantino na última janela de transferências. Na época, o Fulham declinou do negócio porque achou que o brasileiro ainda seria uma peça útil no elenco. Porém, os três primeiros meses da temporada já passaram, e Carlos Vinícius ainda não foi utilizado sequer uma vez. Ou seja, é uma saída certa para janeiro.
JUAN JESUS
Zagueiro, 33 anos, Napoli (ITA)
Nas duas primeiras temporadas da passagem pelo Napoli, o veterano brasileiro até era utilizado com uma boa frequência. Na campanha do título italiano de 2022/23, Juan Jesus foi a campo em 15 rodadas. Já na edição seguinte da Serie A, passou boa parte do ano sendo escalado como titular. Mas agora a situação é diferente: Juan Jesus só jogou duas partidas desde a volta das férias e não é aproveitado desde o fim de setembro. Como só tem mais um semestre de contrato, conseguir uma liberação na janela de janeiro não deve ser complicado.
Nota da redação: Comentado pelo jornalista que assina a matéria pelo site Uol como ex-Chelsea e Flamengo, Kenedy é aquele mesmo que iniciou a carreira como promessa no Fluminense