Com o fim de ano chegando é momento de se olhar com atenção para o mercado. Neste sentido, o site “Globo Esporte” listou meias que podem deixar seus clubes na próxima temporada. Alguns estão em fins de contrato e outros aparecem como oportunidades de mercado por não fazerem parte das prioridades das diretorias de suas respectivas agremiações.
Veja a lista!
Diego Souza
Capaz de desempenhar as funções de meia e atacante, o jogador está em fim de vínculo com o São Paulo, mas tem uma cláusula de renovação por dois anos com o Botafogo. O Alvinegro, porém, considera o atleta pesado para os cofres do clube, devido ao salário na casa dos R$ 600 mil. Por isso, o clube tenta um acordo para a saída de Diego Souza. Após duas temporadas sem muito brilho – no clube carioca e no Tricolor paulista -, o cenário abre espaço para um possível empréstimo ou contratação com redução salarial em outros clubes. Em 2019, fez 41 jogos e marcou nove gols.
Thiago Neves
Apesar de ter vínculo com o Cruzeiro até o fim do próximo ano, o jogador encerrou a Série A afastado do elenco e briga com o clube na Justiça cobrando R$ 16 milhões em dívidas, além da rescisão de contrato. Portanto, não fica na Raposa para 2020. O meia de 34 anos está no Cruzeiro há três temporadas, pelo qual acumula 151 jogos e 41 gols. Neste ano, marcou nove vezes em 41 partidas. Formado na base do Paraná, o atleta também tem passagens por Fluminense e Flamengo, além do futebol da Alemanha, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
Cueva
Vinculado ao Santos até o dia 30 de janeiro de 2020, o peruano perdeu espaço no Peixe, afastado pelo técnico Sampaoli, depois de se envolver em uma briga em uma casa noturna. Atuou em apenas 16 jogos e não fez gols. Nesta semana, o presidente do clube, José Carlos Peres, chegou a dizer que daria uma nova chance ao jogador, mas a decisão fica a cargo do novo técnico – que a diretoria ainda busca no mercado. O jogador chegou a ser colocado como interesse do Emelec, do Equador, por empréstimo. O Santos, porém, tem interesse de vender o meia. Então ainda seria necessário desembolsar uma boa verba para ter o atleta.
Raphael Veiga
Sem espaço com o técnico Mano Menezes na última temporada, Raphael Veiga pode ser mais um nome a ter a negociação facilitada para 2020. O destino do jogador, porém, agora passará pela definição de Luxemburgo, recém contratado para o posto. E que ainda não se pronunciou sobre o caso. Vinculado ao Palmeiras até o fim de 2021, o meia fez 30 jogos nesta temporada, sendo titular em 13. Ao longo do ano, marcou cinco gols, sendo três na Série A. Vale lembrar que, em 2018, le chegou a ser emprestado pelo próprio Verdão ao Athletico.
Camilo
Após disputar a última temporada pela Chapecoense, rebaixada para a Série B neste ano, o jogador teve a saída confirmada pelo clube e fica livre no mercado para 2020. Aos 33 anos, Camilo fez 28 jogos na última temporada e marcou um gol. Ele chegou ao clube após uma passagem de quase dois anos pelo Internacional, onde não conseguiu se firmar, e terminou antecipando o fim de contrato para acertar com a Chapecoense. O jogador teve seu melhor ano em 2016, quando marcou seis gols em 30 jogos pelo Botafogo. Camilo também registra passagens por outros clubes como Cruzeiro, Sport, América-MG e Ceará.
Ricardinho
Jogador de 34 anos está em fim de contrato com o Ceará e fica livre no mercado. O clube, por sua vez, não chegou a se posicionar sobre o destino do jogador. Neste ano, Ricardinho fez 52 jogos e marcou dois gols. Ele está há três temporadas seguidas no clube, e teve uma passagem também de 2013 a 2015.
Renatinho
Aos 27 anos, o jogador disputou a última temporada pelo Goiás, por empréstimo, mas tem contrato com o Mirassol-SP, até 2021. O clube paulista tem o histórico de trabalhar jogadores para serem emprestados, então Renatinho pode ganhar um novo destino para o próximo ano. Tem sido assim nas últimas quatro temporadas. Desde que assinou com o Mirassol, passou por Guarani, Paraná, Botafogo e agora Goiás.
Thiago Galhardo
Outro jogador do Ceará que tem contrato se encerrando é Thiago Galhardo. Ele tem uma cláusula contratual que aponta uma renovação automática com a manutenção do time na Série A. O atleta, porém, ainda não se manifestou se pretende seguir no clube. E chegou a ser cobrado pelo presidente, Robinson de Castro, por isso. O cenário pode ser um indicativo de que o jogador pode abrir conversas com outros clubes. Galhardo foi artilheiro do Ceará na temporada, com 12 gols em 34 jogos.
Jonathan Goméz
O argentino chegou ao São Paulo em 2017, mas desde então disputou apenas 15 jogos pelo clube. Sem espaço no Tricolor, Jonathan estava emprestado ao CSA e havia tido uma passagem pelo futebol da Arábia Saudita, na temporada anterior. Pelo clube alagoano, destacou-se com assistências e finalizações, fazendo cinco gols em 26 jogos. Vinculado ao São Paulo até junho de 2020, o jogador ficou fora dos planos do CSA por conta da alta pedida salarial. Mas de acordo com o presidente do clube alagoano, Rafael Tenório, o Tricolor tem interesse em rescindir com o jogador caso outra equipe arque com o salário integral do argentino.
Santiago Romero
O uruguaio está em fim de contrato com o Fortaleza e é mais um nome que fica livre no mercado. Aos 29 anos, o jogador não chegou a ser utilizado pelo Tricolor nesta Série A, atuando em apenas quatro jogos entre Campeonato Cearense e Copa do Nordeste. Ele chegou no início da temporada sob expectativa da torcida, mas não teve espaço com o técnico Rogério Ceni. Antes do Fortaleza, primeiro clube brasileiro pelo qual atuou, o atleta fez boa temporada pelo Nacional, do Uruguai, disputando 44 jogos e marcando cinco gols.