Felicidade para o jogador, problema para o Fluminense. Convocado para disputar amistosos com a seleção brasileira sub-20, Alexsander será desfalque em quatro partidas do Tricolor. O volante/lateral não estará disponível em compromissos pelas Copas Libertadores e do Brasil, além do Campeonato Brasileiro.
O Brasil enfrentará República Dominicana, Iraque e Uzbequistão ou Senegal entre os dias 15 e 27 de abril. Sendo assim, Alexsander não estará em ação pelo Fluminense contra o The Strongest (BOL), na estreia do Tricolor na Libertadores em casa, além das partidas diante do América-MG, estreia no Brasileiro, Athletico-PR, também pelo Brasileiro, e o jogo da volta diante do Paysandu, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Em tese, o caminho fica aberto para Marcelo herdar a lateral esquerda. Resta saber se quando voltar, Alexsander será opção como lateral-esquerdo ou passará a ser mais uma alternativa para o meio-campo, sua posição de origem.
Resta saber também se o Fluminense pedirá ou não a liberação de Alexsander, já que os amistosos não são Data-Fifa, ou seja, não há obrigatoriedade em liberar, enquanto o time carioca disputará jogos importantes.
Já é sabido que o Athletico vai pedir pra CBF a liberação do atacante Vítor Roque e do goleiro Mycael. Segundo a jornalista Monique Vilela, o clube paranaense entende que é mais produtivo e importante pra eles jogarem Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.