Em 2017, o Flu chegou até as quartas de final da Sul-Americana e acabou caindo para o seu arquirrival Flamengo. O rubro-negro havia sido desclassificado na 1ª fase da Libertadores e, por isso, garantiu vaga na competição ficando na 3ª posição do grupo. Fora isso, mais cinco brasileiros lutam por vaga na 2ª fase e todos os classificados serão conhecidos nessa semana. Veja o que cada um precisa para avançar:

Bahia x Blooming (BOL)

 
 
 

Os baianos perderam por 1 a 0 na partida de ida, na Bolívia, e precisam vencer por dois de diferença nesta terça, na Fonte Nova, para se classificar.

Atlético-MG x San Lorenzo (ARG)

Os mineiros estão na mesma situação do Bahia: perderam por 1 a 0 na ida, fora de casa, e precisam da virada nesta quarta-feira, no Independência.

São Paulo x Rosario Central (ARG)

O Tricolor, que empatou sem gols com os argentinos em Rosário, precisam de vitória simples nesta quarta, No Morumbi

Botafogo x Audax Italiano (CHI)

Com vitória por 2 a 1 na ida, no Chile, o Bota pode perder por 1 a 0 nesta quarta,  no Engenhão, que avançará para a segunda fase.

Newell’s Old Boys (ARG) x Atlético-PR

O Furacão goleou por 3 a 0 na partida de ida, em Curitiba, e está na mesma situação do Flu. Jogará nesta quinta, em Rosario.

Quem pode vir da Libertadores?

Jorge Wilstermann e Banfield já estão garantidos na Sul-Americana, além deles, os terceiros colocados de cada grupo entrarão na segunda fase da competição. Hoje, esses clubes seriam: Defensor (URU), Colo-Colo (CHI), Peñarol (URU), Santa Fe (COL), Universidad de Chile, Estudiantes (ARG), Deportivo Lara (VEN) e Boca Juniors (ARG. A segunda fase da Sul-Americana será disputada entre 18 de julho e 15 de agosto.