Herói da classificação sobre o Cerro Porteño (PAR) na semifinal da Copa Sul-Americana de 2009, o atacante Alan relembrou a partida que marcou a sua carreira e uma das mais emocionantes vitórias da história do Fluminense. Em entrevista ao portal LANCE, o jogador cria de Xerém destacou a conversa do grupo no vestiário e afirmou que o gol de Gum já nos minutos finais deu alívio.

– Era um jogo importante para a nossa equipe, pois estava naquela reta final de 2009, ao mesmo tempo em que jogávamos o Campeonato Brasileiro. Sabíamos que seria um jogo difícil, contra um adversário tradicional, acostumado a jogar esses jogos mais cascudos. Saímos atrás do placar e, no intervalo, botamos a cabeça no lugar e falamos que precisávamos apenas por em prática tudo o que vínhamos treinando, pois nossa equipe tinha qualidade – disse o atacante, que destacou a importância do gol de Gum.

 
 
 

– O gol do Gum deu um alívio enorme para nós e, também, para a torcida, que sentiu, naquele momento, que a vaga estava encaminhada. No lance do meu gol eu tive a calma para driblar o goleiro e empurrar a bola pra dentro do gol. Foi um jogo especial e emocionante, com toda aquela confusão no final, que ficou marcado na minha memória – completou.