Três meses e sete dias depois do anúncio de sua contratação, Alan enfim poderá fazer sua estreia pelo Fluminense nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), contra o Juventude no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante, de 33 anos, está recuperado de uma grave lesão na panturrilha esquerda e deve ser usado pela primeira vez pelo técnico Fernando Diniz ao longo da partida.
Em sua reestreia com a camisa tricolor, Alan vai tentar repetir um feito que conseguiu em seu primeiro jogo no time principal do Fluminense, há 14 anos: um gol. No dia 30 de março de 2008, o jovem atacante de 18 anos estreou entrando aos 17 do segundo tempo, no lugar do volante Fabinho, em um clássico contra o Botafogo pelo Campeonato Carioca, também no Maracanã. Com apenas sete minutos em campo, ele já estufou a rede pela primeira vez pelo clube.
Na época, o Fluminense já estava classificado para a semifinal da Taça Rio e usou uma escalação toda reserva para priorizar a Libertadores – três dias depois, o time titular venceria o Libertad, do Paraguai, por 2 a 0 no Maracanã, e garantiria matematicamente a classificação antecipada para as oitavas de final. Já a equipe alternativa acabou perdendo o clássico para o Botafogo por 3 a 1.
Apesar da derrota, Alan ganhou moral. O atacante, que tinha vindo do Londrina para o sub-20 do Fluminense, chamou a atenção do técnico Renato Gaúcho e começou a ser mais usado no profissional. No jogo seguinte do Carioca, ele entrou em campo no lugar de Washington e fez mais dois gols na goleada por 4 a 0 sobre o Madureira, em Edson Passos.
– Todo garoto dos juniores sonha jogar entre os profissionais. Fazer dois gols é mais do que poderia esperar. Espero estar mostrando ao treinador que pode contar comigo quando precisar – afirmou o garoto em declaração publicada pelo jornal “O Globo” na época.
E de fato ele mostrou. Tanto que mesmo sem estar inscrito para a fase de grupos da Libertadores, Alan foi levado por Renato Gaúcho para a Argentina para treinar e se entrosar mais com o time antes do jogo contra o Arsenal de Sarandí. Ao todo, foram quase três temporadas pelo Fluminense, com 88 jogos e 26 gols, antes de ser vendido ao Salzburg, da Áustria. Com a camisa tricolor, o atacante fez parte da histórica fuga de rebaixamento de 2009 e do título brasileiro de 2010.
Naturalizado chinês, Alan não joga desde 1º de fevereiro, quando foi titular na derrota da China por 3 a 1 para o Vietnã, pelas eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo. Após voltar ao Fluminense em junho, ele se machucou gravemente nas primeiras semanas de treino, uma lesão com prazo de 90 a 120 dias. Mas o tratamento conseguiu encurtar a recuperação, o atacante voltou aos treinos 47 dias depois e ficou à disposição no 65º dia, antes do jogo contra o Fortaleza, quando não foi relacionado para ter mais tempo de treino. Já no Fla-Flu da rodada passada, ficou fora por opção de Diniz.