Um bloco de 25 clubes das Séries A e B, incluindo o Fluminense, se reuniu na CBF para criar a Liga Forte Futebol do Brasil. Em último encontro, as agremiações já haviam demonstrado interesse e avançaram no tema. Além do Tricolor, outros grandes como Internacional, Atlético-MG e Athletico-PR fazem parte do grupo.
O objetivo principal desse bloco formar um conglomerado dos clubes para negociar os direitos comerciais e de TV de forma mais justa. A nova liga é uma resposta à articulação de outros clubes, como Flamengo, Corinthians, Palmeiras e outros, que se juntaram na formação da Libra.
Sem acordo entre os 40 clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro, a Liga Forte Futebol tem 62,5% dos integrantes das Séries A e B.
– É um passo importante que foi dado. Não é o passo definitivo, queremos ir além. Queremos finalizar uma liga com os 40 clubes das Séries A e B. Nesse momento, a gente formalizou a Liga Forte Futebol entre alguns clubes da Série A e B. Pretendemos estabelecer alguns pilares importantes numa mesa de negociação, com objetivo de valorizar o futebol como um todo. A gente sabe que tem um potencial maior do que é explorado hoje – disse Guilherme Mallet, vice-presidente jurídico do Internacional.
Clubes fora da Libra e na nova entidade: América-MG, Atlético-MG, Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Côrrea, Sport, Tombense e Vila Nova
Clubes na Libra: Botafogo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco.