Ainda forte na altitude, LDU não é tão imbatível quanto nos anos de 2008 e 2009

Adversário tropeçou em casa recentemente para times estrangeiros

O Fluminense joga pelo empate nesta quinta ou, até mesmo, por derrota por um gol de diferença desde que balance a rede da LDU. Apesar de algum receio do torcedor, há motivo para ter esperança, uma vez que a Liga de Quito não é tão imbatível na altitude quanto as duas goleadas sofridas pelos tricolores (4 a 2, em 2008; e 5 a 1, em 2009) levam a crer.

A Liga Deportiva Universitária ainda é forte em seu estádio, o Casa Blanca. Desde 2008, quando a equipe conquistou a Libertadores e passou a ser conhecida internacionalmente, foram 41 partidas. Destas, venceu 30, empatou seis e perdeu cinco. O aproveitamento de 78% é imponente, mas menor do que os 84,3% do próprio Fluminense em jogos internacionais no Maracanã neste mesmo período.

 
 
 

Três resultados interessam ao Tricolor nesta noite, em Quito: além de vitória e empate, o time carioca pode perder por um gol de diferença — desde que marque pelo menos uma vez. Estes resultados ocorreram em 15 oportunidades nestas 41 partidas internacionais da LDU em seu estádio nesta última década. A média é de quase uma vez em cada três partidas.

Outro dado pode deixar os tricolores mais confiantes: desde o ano passado, a LDU acumula mais tropeços do que alegrias contra adversários “gringos” dentro de casa. Em cinco partidas, foram duas vitórias, um empate e duas derrotas. Um destes revezes, por sinal, foi para o Grêmio, que não tomou conhecimento da altitude e venceu os equatorianos por 3 a 2 pela Libertadores de 2016.