Com menos de 10 anos de vida, o adversário da estreia do Flu, na Copa do Brasil, espera surpreender o gigante tricolor, mesmo com poucas chances. Fundado em 1993, o Horizonte se profissionalizou para o futebol apenas em 27 de março de 2004 quando foi vice-campeão do Tornei Início da 3ª Divisão do Campeonato Cearense, chegando a elite do futebol estadual em 2008.
Porém, o período mais importante para o clube começou em 2010, quando a equipe conquistou o Título do Interior (Taça Padre Cícero) ao vencer o Guarany de Sobral por 7 a 0 e 5 a 2. Ainda em 2010, o Horizonte venceu a Taça Fares Lopes, onde foi campeão diante do Icasa por causa do gol marcado fora que era critério de desempate e, com isso, conseguiu ir a sua primeira Copa do Brasil em 2011.
Foi em 2011 que o Horizonte chegou mais longe na competição. Na primeira fase o Galo eliminou o Asa, na segunda o Guarani, mas foi eliminado na terceira fase pelo Flamengo. Porém, o empate contra o rubro-negro no Rio de Janeiro é comemorado pelo clube.