Conforme divulgado na quarta-feira, Pedro Trengrouse, um dos candidatos à presidência do Fluminense, entrou com uma ação na  47ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. Ele solicita que a direção informe quais os sócios aptos a votar na Assembleia Geral convocada para este sábado com a finalidade de aprovar as alterações do estatuto. O objetivo desta é a atualização da constituição tricolor, de acordo com novas determinações em três leis: Pelé, Profut e Código Civil. Só então o repasse de R$2.375.310,06 para os esportes olímpicos será executado. Mas há riscos.

O temor, de acordo com o site Globoesporte.com, é que a judicialização do tema cause atraso e, por tabela, perda dos recursos – o total, em mais de um projeto aprovado, beira os R$ 4 milhões. O prazo para atender as exigências legais é a próxima segunda-feira.

 
 
 

– Assembleia não é plebiscito, que se diz sim ou não. O sócio tem o direito de participar e de opinar. Como que vai participar e opinar se não se sabe como irá funcionar e quem irá participar? Em 29 de julho, mandei uma carta (ao presidente do Conselho, Marcus Vinicius Bittencourt) pedindo essas informações. Não objetive nenhuma resposta, nem o sim, nem o não. Isso é falta de respeito. Então, pedi uma liminar na Justiça. Cabe agora ao juiz decidir. Mas reitero: não quero impedir a assembleia – explicou Pedro Trengrouse.

A tendência é de uma resposta rápida, dado o curto prazo para a realização da assembleia. Mas há quem entenda que o objetivo de Trengrouse é ter vantagem na campanha de sucessão de Peter Siemsen. Pedir o detalhamento de quem está apto a votar na assembleia, o mesmo sócio ao pleito de novembro, lhe permitiria fazer um corpo a corpo antes da data de registro de chapas. O registro só será liberado na primeira quinzena de novembro, a eleição é na segunda.

– Pelo contrário. Todos (os candidatos) deveriam saber. A transparência deve ser a regra, não pode ser exceção. Será que dá tempo para discutir em apenas 15 dias uma eleição? Será que dá tempo para debater e amadurecer ideias em tão pouco tempo? É triste que não seja mais maduro o processo – contrapôs Trengrouse.