Cotado para assumir o Flamengo caso Muricy Ramalho se afaste definitivamente por conta dos problemas de saúde, Abel Braga se animou com a possibilidade. O técnico, inclusive, recebeu contato de membros da diretoria rubro-negra, sem uma proposta oficial, pois falta uma posição do atual treinador do Fla. Ser consultado agradou o comandante. Só que um dos empecilhos é justamente o Fluminense. Abelão, segundo informa o site Globoesporte.com, tem um acordo verbal com Celso Barros, presidente da Unimed, para retornar às Laranjeiras em 2017. Isso, claro, se mandatário da antiga patrocinadora resolver concorrer à eleição no fim do ano e vencer.
Mais um problema que o Flamengo pode vir a ter para fechar com Abel é o fato dele ter feito um acordo em sua saída com o Al Jazira, dos Emirados Árabes, para receber parceladamente valor cujo seu antigo clube ainda lhe devia. Para isso, não pode acertar com outra agremiação até julho. A solução, nesse caso, seria aguardar o treinador ou entrar num acordo com os árabes.
Ainda tem o fato do técnico não gostar de assumir trabalhos já iniciados. Por conta disso recusou convite recente do Atlético-MG para substituir Diego Aguirre. Por fim, o Abelão ainda precisaria baixar bem sua pedida salarial, pois não há qualquer clube no Brasil que possa pagar o que ele recebia nos Emirados Árabes.
Pelo Fluminense, Abel Braga teve duas passagens. Na primeira, conquistou o Carioca, em 2005. Já na segunda, foi novamente campeão carioca e também brasileiro, em 2012.