Treinador com três passagens pelo Fluminense e outras por rivais, Abel Braga conhece como poucos o futebol carioca. Em entrevista ao canal ESPN, o técnico foi questionado sobre como fica a já complicada situação financeira dos clubes do Rio de Janeiro em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e consequente perda de receita com a interrupção das competições. Na visão do Abelão, a ascensão do Flamengo deve ser vista como exemplo para os demais.
– Muito difícil. Num momento bom, já existe claramente uma diferença grande de patamar. As equipes procurando se estruturar de forma diferente, buscar coisas concretas. O Flamengo deu exemplo muito bom de como começou essa reação lá no tempo do Bandeira. Por que os outros não tentam fazer igual? Eu vejo nesse momento o presidente do Vasco procurando de tudo quanto é forma, é uma pessoa correta, tentar arrumar os problemas que o clube já tinha. Vejo o Botafogo com uma mentalidade legal, de transformar em empresa. Isso acho vai ser benéfico. Não é solução agora emergencial, mas tudo tem de existir um departamento. Até para cobrança, série de detalhes. As coisas não acontecem da noite para o dia – disse.
No Fluminense, Abel Braga foi bicampeão carioca (2005 e 2012) e campeão brasileiro (2012). Comandou a equipe em 326 partidas na soma das três passagens (2005, 2011/2013 e 2017/18).