Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

A missão ainda é dura, mas não impossível. Ainda mais para um clube que se acostumou a desafiar a matemática. Reforçado pela estreia de Thiago Silva e a volta de Jhon Arias, o Fluminense bateu o Cuiabá no último domingo, por 1 a 0, na Arena Pantanal, e pode ter iniciado sua campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro. Mas afinal, de mais quantas vitórias o Tricolor necessita?

Restando 21 jogos a serem feitos, o Fluminense pode se livrar do perigo do Z4 com mais 11 ou até 10 vitórias. Se vencer dez partidas, por exemplo, chegará aos 41 pontos (tem 11 atualmente). Neste caso, mais três ou quatro empates podem ser o bastante para manter o Tricolor na primeira divisão baseando-se nas estatísticas dos últimos campeonatos.

 
 
 

Nos últimos dez anos, quem fez 44 pontos nunca caiu. Logo, a chance é boa de escapar com essa pontuação. Já com 45 pontos, a chance é de praticamente 100%, mas os matemáticos dão a pontuação de 46 como a mais segura. Nunca nenhum time foi rebaixado com ela nos pontos corridos com 20 clubes, desde 2006.