Objeto mais desejado deste início de temporada pelos clubes do Rio de Janeiro, a taça do Campeonato Carioca não será muito fácil de levantar e já está na sede da Ferj. Imaginando que Fred seja o responsável por fazê-lo, num possível título do Time de Guerreiros, o atacante e capitão do Tricolor terá de erguer cerca de 17kg. Destes, 5kg são constituídos pela base de madeira nobre, enquanto que o troféu e feito de metal e banhado a ouro, inspirado num prêmio entregue em 1904.
Responsável pela obra, Kiko Azevedo disse ter colocado mais ouro do que o normal na produção de taças e que usou desenhos em 3D para aperfeiçoar as áreas mais trabalhadas do objeto.
– Essa taça leva em torno de 30 dias para ser feita, em várias etapas. A primeira parte é que é uma réplica de uma taça de um prêmio dado em 1904 no Rio. É bastante trabalhada na alça, aquela faixa principal no centro, e o pé dela. Não tinha essa base de madeira que a gente coloca hoje, a modificação foi essa, além dos métodos, claro. E era banho de prata, a de hoje é toda banhada a ouro. Tento colocar o máximo possível, porque há um limite para o banho de ouro. A gente sempre tenta colocar o dobro do que se coloca normalmente nesse tipo de taça. Isso é calculado pelo tempo do banho.